FICHA TÉCNICA 

Livro: Anatomia Emocional

Editora: Summus Editorial

Ano: 1992

Autora: Stanley Keleman

Caso queira comprar o livro indico esse link AQUI


RESENHA

Para o leigo, a anatomia é inanimada (…). A anatomia dá uma identidade, uma forma reconhecível e específica. (…) Revela a história genética e emocional.

O livro Anatomia Emocional nós leva a (re)pensar sobre o corpo e estrutura do corpo, é uma “educação somática”. A anatomia do corpo está relacionada com a vida cotidiana é cinética, ou seja, o corpo se relaciona com os sentimentos e acontecimentos em nossa vida.

Estar ereto é mais do que ficar em pé. É um evento emocional e social, uma organização interna.

Trabalha o conceito de ficarmos ereto (andarmos de pé) o quanto isso significa uma vulnerabilidade na qual deixamos nossos órgãos expostos e o quanto isso é aprendido socialmente, desde pequenos somos estimulados começamos engatinhando e depois ficando em pé aos tropeços.

Ele também pontua que os fatores externos como agressão, susto (resposta imediata), estresse (continuidade das reações baseadas em interações sociais e interpessoais) e outros mudam nossa postura e influência como nós posicionamos. Essa postura transmite uma mensagem e vai discorrer ao longo do livro as posturas e o que representa biologicamente e emocionalmente as posturas.

A resposta ao susto é imediata e temporária, usualmente quando o perigo passa o organismo volta ao normal. Porém se a pessoa for colocada em situação constante de susto e esta contingência se torna habitual; o organismo não se desorganiza, permanecendo como um padrão contínuo (mesmo que moderado). Sendo assim, a pessoa fica num estado de susto moderado ou leve permanente como um estado de alerta. O que pode acarretar a um estresse que é um estado contínuo. Este estado pode prejudicar a atenção e causa rigidez e entre outros sintomas. No livro ele vai trabalhando as várias posturas e consequências deste no corpo, tem uma sequência de imagens de uma pessoa tomando susto e após um contínuo prolongado; muito interessante.

Vale a pena a leitura e o estudo!

Abraços

Tamires Mascarenhas

Deixe um comentário